Blog

benefício saude financeira

Aumentar ou reduzir a folha de pagamento: veja o que se aplica à sua empresa!

última atualização dia 13 de julho de 2021

ananalise-folha-de-pagamento

Em momentos de crise e instabilidade econômica, muitos gestores revisitam o orçamento empresarial para RH a fim de conferir quais são os investimentos que devem ser mantidos e as despesas que podem ser cortadas. Nesse sentido, uma atividade importante para o estudo é a análise da folha de pagamento.

Afinal, ao discriminar os devidos os encargos, este documento permite a verificação dos gastos da instituição com as equipes. Pensando na importância deste documento, confira alguns esclarecimentos para que você saiba avaliá-lo e conquiste os melhores resultados.

Qual a importância dos encargos na folha de pagamento?

Quando falamos de saúde da folha de pagamento, isso significa administrar esse documento de forma que ele não afete a organização negativamente. Afinal, encargos e salários estão entre os maiores impactos nas finanças de qualquer empresa.

A saúde financeira é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, pois é um atributo que contribui para que ela continue tendo recursos para realizar suas atividades, prosperar no mercado e estimular a produtividade de suas equipes.

Se essas despesas estiverem desequilibradas, esse problema tende a se espalhar para todas as suas demais áreas. Isso fará com que você tenha dificuldade para financiar as suas iniciativas, pagar seus colaboradores e desenvolver o seu negócio.

Analisar o holerite de seus funcionários é uma medida estratégica. Mas,qual a importância da previsão dos encargos nele discriminados?

Em primeiro lugar, vale destacar que o cálculo da folha é exigência legal regida pelo art. 225, do Decreto 3.048/99. Assim, a não inclusão dos encargos previstos pode resultar em sanções financeiras à empresa. Por outro lado, a inclusão dos valores também permite fazer uma análise ampla de todos os aspectos da equipe.

Por exemplo, a produtividade a partir das horas extras, descontos e faltas do empregado. Da mesma forma, o documento permite avaliar todas as políticas que compõem a remuneração dos colaboradores, a exemplo benefícios corporativos.

Quais são os encargos que devem constar na folha de pagamento?

Primeiramente, é importante deixar claro que isso pode variar dependendo do modelo de negócio e do próprio perfil da empresa. Como exemplo, vale citar a adoção ou não de uma política de aumento salarial, benefícios ou bônus por produtividade.

Entre os encargos que devem constar no documento, além das informações básicas do empregador e do empregado, estão:

  • descontos legais, como INSS e FGTS;
  • vales, auxílios e adiantamentos;
  • descanso semanal remunerado;
  • horas extras e adicionais;
  • gozo de salário-maternidade;
  • todos os benefícios flexíveis oferecidos;
  • outras parcelas integrantes ou não da remuneração.

Como saber se sua empresa está no caminho certo?

Fazer uma autoanálise da saúde da folha de pagamento da sua empresa exige um olhar voltado para os detalhes. Dessa forma, você poderá aplicar as soluções mais adequadas para solucionar o problema antes que ele se agrave.

Mais do que uma análise orçamentária, deve-se pensar como a instituição constrói uma folha de pagamento que valoriza o trabalho dos funcionários, estimula bons resultados e faz a empresa se tornar empregadora. São esses os fatores que vão garantir a competitividade do negócio a partir da atração e retenção de talentos.

Logo, uma das dicas para não se submeter a algumas falhas no meio do caminho é sempre fazer a análise por uma perspectiva de longo prazo, se não pode perder de vista o plano de cargos e salários, a satisfação das equipes entre outros fatores importantes.

Outros pontos que você deve se atentar para não cometer são:

  • enquadrar corretamente os seus funcionários envolve lançar as informações corretas a respeito da base salarial, direitos, benefícios, entre outros;
  • estar por dentro da legislação fiscal de onde a sua empresa atua;
  • considerar os benefícios oferecidos aos seus profissionais;
  • proteger todos os dados para que não sejam perdidos com facilidade e sempre respeitando as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na Internet.

Agora é só começar!

Analisar a folha de pagamento e os encargos são aspectos fundamentais para a saúde do negócio. Lembre-se que essa verificação leva em conta o perfil da empresa e suas estratégias de RH. Nesse sentido, é indispensável o conhecimento do gestor sobre o modelo de negócio e os objetivos da própria organização.

Está com dificuldades de identificar se sua folha de pagamento oferece o ideal para seus funcionários? Faça um teste gratuito para você fazer essa auto análise da folha de pagamento da sua empresa, descubra em qual perfil mais se encaixa e conheça algumas dicas do que falta para atingir o máximo de resultados e se tornar uma marca empregadora.

QUERO DESCOBRIR COMO TER UMA FOLHA DE PAGAMENTO SAUDÁVEL