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Benefícios para os colaboradores: por que a garantia da saúde financeira é um deles?

última atualização dia 15 de outubro de 2020

Ter uma equipe integrada e produtiva é o sonho de todo gestor. E também do time de recursos humanos. Dessa forma, escolher benefícios para colaboradores que se adequem muito bem a cada perfil é essencial. Sabia que cuidar da saúde financeira dos funcionários é um desses benefícios indispensáveis? Continue lendo e veja o porquê. 

Quais são os melhores benefícios para meus colaboradores?

Benefícios para colaboradores são fatores que todo candidato minimamente qualificado busca na hora de escolher em qual empresa quer trabalhar. 

A escolha desses benefícios acompanha a responsabilidade social da organização, ou seja, quanto mais a empresa tem foco no bem-estar de seus colaboradores, mais benefícios adequados disponibiliza. 

De uma forma geral, os benefícios oferecidos para os colaboradores são pensados para auxiliá-los no exercício de seu cargo na empresa, fora do cargo mas na empresa e, também, no seu dia a dia, na vida pessoal.

Para escolher esses benefícios sem errar, deve-se levar em consideração o perfil de cada colaborador. E para entender esse perfil deve-se lançar mão de ferramentas como:

  • recrutamento afinado com softwares adequados, como Solides e o Gupy
  • processos de avaliação de potencial
  • ajuste de perfil para cada cargo
  • investimento em treinamentos

As formas de atrair e reter colaboradores são por meio de: 

  • Benefícios legais: aqueles exigidos pela própria legislação trabalhista, como férias, horas extras.
  • Benefícios Monetários: também diretamente ligados à legislação, são benefícios financeiros, como 13° Salário, férias, gratificações etc.
  • Benefícios espontâneos: esses não são exigidos por lei nem negociação coletiva, mas a empresa pode oferecer espontaneamente, como gratificações e refeições.
  • Benefícios não-monetários: são serviços, vantagens, facilidades para os colaboradores, como assistência médica.

Benefícios que transformam sua empresa em uma marca empregadora

Falar sobre benefícios é conversar sobre poder de captação e retenção, certo? Assim, na hora de pensar o pacote de benefícios que será oferecido para a equipe, é muito importante selecionar, além dos obrigatórios por lei, aqueles que podem gerar mais atração de acordo com cada perfil, como falamos anteriormente.

Uma marca empregadora é aquela que desponta no mercado, está em uma posição de destaque e é cobiçada por candidatos. Pense bem: qual o diferencial que você está oferecendo para construir a imagem da sua marca?

Seus colaboradores estão empenhados em investir na saúde? Talvez um grande benefício, por exemplo, seja oferecer um passe para a academia por um preço vantajoso para eles. 

Alguns colaboradores ficam muito tempo dentro da empresa? Que tal investir em serviços que sejam prestados internamente? Fazendo parceria com restaurantes, e salões de beleza, isso é possível.

Aliás, um ponto que pode ser comum a todos – ou quase todos – é a saúde financeira. Imagine que seu colaborador tenha contraído dívidas antes mesmo de entrar na empresa ou que tenha dificuldades de gerir o próprio salário: que tal ser a organização que vai auxiliá-lo a quitá-las e nunca mais entrar nessa espiral de endividamento?

Como o estímulo à saúde financeira é um benefício que uma marca empregadora pode oferecer

Colaboradores endividados produzem menos – estima-se que a produtividade seja reduzida em até 15%. Ter dívidas é absorver preocupações. Assim, oferecer como benefício um empréstimo consignado privado somado a um programa de educação financeira pode ser a grande chave de mudança já que, juntos ajudam a melhorar a qualidade de vida do colaborador, o que auxilia principalmente na retenção de talentos.

Ao investir na saúde financeira da sua equipe, você não só está beneficiando de fato a rotina das pessoas em sua vida pessoal, mas também em sua vida profissional, aumentando a produtividade e, em consequência, melhorando o clima organizacional.

Uma marca empregadora tem como norte a satisfação de seu cliente principal: o colaborador. Lembre-se: o que a sua empresa tem feito melhorar a vida das pessoas que trabalham por ela diariamente vai melhorar o relacionamento entre vocês.