Blog

benefício saude financeira

Perfil financeiro: qual a sua forma de lidar com o dinheiro?

última atualização dia 8 de abril de 2021

perfil-financeiro

Quando o assunto é dinheiro, você sabe qual é o seu perfil financeiro? A forma que você lida com suas finanças diz muito sobre o que você é e como fazê-las render mais na sua conta bancária.

Você é daqueles que o salário termina antes do mês ou economiza qualquer moedinha? Sabe exatamente para onde vai seu rico dinheirinho ou, quando percebe, ele já não está mais ali? Quais sonhos já conquistou com sua renda? Seu dinheiro se multiplica a partir do seu comportamento ou você está sempre no vermelho?

É importante que você reflita sobre todas essas questões para entender, de fato, como está sua saúde financeira. Afinal, ao conhecer sua situação, é possível melhorá-la, a partir de dicas práticas.

Conheça as características de cada perfil financeiro e descubra em qual você se encaixa. Em seguida, veja o que fazer para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira!

Saiba o que é perfil financeiro

Antes de mais nada, é importante entender o que esse termo significa. Ele se refere aos hábitos que temos em nossa vida financeira. Isto é, a maneira como lidamos com o dinheiro. Por exemplo, há pessoas que não controlam suas despesas e gastam mais do que ganham. Desse modo, vivem no vermelho.

Ainda, há quem consiga se planejar e até poupar um pouco. Porém, ainda não sabe exatamente como fazer seu dinheiro render a ponto de conquistar seus objetivos e sonhos a curto ou médio prazo. Há também quem já saiba um pouco mais sobre gestão das finanças pessoais, investe uma parte do salário e obtém um bom retorno (inclusive conquistando sonhos).

Vale lembrar que seja qual for seu salário e sua condição financeira atual, é possível melhorar. Antes disso, você deve compreender os perfis financeiros mais comuns.

Conheça os principais perfis de finanças

É essencial saber em qual perfil você se encaixa para corrigir o que atrapalha seu crescimento financeiro. Por isso, detalhamos os principais. Acompanhe e descubra qual é o seu.

Gastador

Os endividados estão nessa modalidade. Suas principais características são:

  • gastam mais do que recebem;
  • têm dívidas no cartão de crédito ou em cartão de crediário;
  • não poupam nenhuma parte do salário;
  • emprestam o cartão de crédito de outras pessoas;
  • fazem uma dívida maior para pagar uma anterior.

Poupador

Algumas pessoas se encaixam no perfil chamado econômico ou poupador. Suas características mais comuns são:

  • seguem um planejamento financeiro;
  • guardam parte do salário;
  • normalmente não compram por impulso;
  • têm uma reserva para emergências.

Curioso com as finanças

Esse perfil financeiro planeja os seus gastos e tem bons hábitos de economia. Dessa forma, consegue separar boa parte do seu salário para investir em seus sonhos.

Veja quais são suas principais atitudes:

  • assiste a vídeos sobre saúde financeira;
  • opta por um investimento seguro, por exemplo Tesouro Direto ou título de capitalização;
  • sabe que seu dinheiro pode render;
  • usa ferramentas para a gestão das finanças pessoais, como planilhas.

Investidor

Por fim, temos o último perfil financeiro. O investidor possui mais conhecimento sobre finanças. Dessa forma, usa o que sabe para planejar o seu futuro e conquistar estabilidade. É uma pessoa que se preocupa em fazer o dinheiro se multiplicar. Além do mais, ele também:

  • tem mais de uma aplicação financeira;
  • pensa em compor uma carteira de investimentos;
  • lê e se informa sobre o mercado financeiro;
  • procura conteúdos sobre finanças, como vídeos e artigos;
  • usa aplicativos e outras ferramentas para administrar seu dinheiro.

Como ter sucesso nas finanças pessoais?

Agora que você já conhece os principais perfis financeiros, e entendeu que todos eles podem melhorar ao longo do tempo, resta saber em qual deles você se encaixa. Afinal, você se esforça o bastante para conquistar seu dinheiro e não quer desperdiçá-lo, certo?

O ideal é trabalhar para viver e ter conquistas pessoais proporcionadas pelo seu trabalho – e não viver para trabalhar, concorda? Aliás, o que todos desejam é uma vida financeira estável. Com ela, temos noites bem dormidas, momentos bem aproveitados, sonhos realizados e maior qualidade de vida.

Que tal contar com o auxílio de especialistas que vão ajudar você e seus colaboradores a construírem uma relação saudável com o dinheiro? Busque opções que aliam educação financeira e acesso ao dinheiro sem tanta burocracia. Assim, com o conhecimento adquirido, você saberá como trabalhar seu dinheiro para ter mais segurança.

Portanto, o primeiro passo para ter uma vida financeira estável e mais tranquila é descobrir seu perfil financeiro. Em seguida, é essencial contar com a ajuda especializada para desenvolver o seu melhor potencial. Somente assim será possível saber onde você está errando e quais decisões rápidas deve tomar para ter sucesso. Lembre-se: não basta apenas ter acesso a crédito. É fundamental saber como lidar com o dinheiro e ter o acompanhamento de quem realmente entende do assunto.

Quer ter certeza de qual é o seu perfil financeiro? Então faça agora mesmo o nosso teste e descubra a resposta!

QUERO DESCOBRIR MEU PERFIL FINANCEIRO