Blog

Para o RH

O papel da liderança nas iniciativas de sucesso do RH

última atualização dia 18 de novembro de 2021

Faça um exercício rápido: você teve algum líder que fez diferença em sua trajetória profissional? Provavelmente, sim. Bons líderes marcam positivamente carreiras e agregam ao dia a dia das organizações e dos liderados. E para que ações vindas do RH sejam mais efetivas, é essencial que a liderança participe ativamente e influencie o dia a dia dos colaboradores. 

Líderes podem (e devem) ser propagadores da cultura organizacional e estão próximos das equipes diariamente. Por isso, a aproximação do RH com as lideranças se torna fundamental para promover o engajamento.

Neste conteúdo falaremos mais sobre o papel da liderança nas iniciativas de sucesso do RH. Confira!

Auxílio na implementação de novos modelos de trabalho

Com a pandemia da covid-19, muitas empresas passaram a adotar um novo modelo de trabalho: o remoto. A mudança imposta necessitou de ajustes nas operações de muitas organizações e, acima de tudo, de preparo por parte dos RHs e líderes. Sabe-se que a interação entre as equipes e a vivência da cultura organizacional in loco foi comprometida – pontos predominantemente comandados pelas áreas de RH/DHO.

Neste contexto, as lideranças surgem como essenciais para auxiliarem na manutenção dos pontos mencionados acima. Em momentos de distanciamento físico, são elas os pontos de contato dos colaboradores e que estão na linha de frente, observando o que funciona ou não em determinadas equipes. Os líderes também podem contribuir para coletar informações relevantes para o RH, como pontos de melhoria (que vão desde à infraestrutura aos benefícios oferecidos) e as reais necessidades desses profissionais.

Com o avanço da vacinação no País, muitas empresas passaram a adotar o regime de trabalho híbrido – que também pode ser muito desafiador para RHs que não estão preparados para gerenciar processos e pessoas. Mais uma vez, a liderança surge como uma aliada para estabelecer escalas e dinâmicas de trabalho que preconizem o bem-estar dos colaboradores, equilibrando-as com as necessidades da empresa.

Processos seletivos mais efetivos

O seu RH deseja atrair e reter os melhores talentos do mercado? Saiba que os gestores da empresa são fundamentais para que bons resultados sejam alcançados. É a partir de uma aproximação entre a liderança e o RH que as vagas passam a ser desenhadas de maneira mais assertiva e os candidatos prospectados estarão mais alinhados às posições abertas. Com isso, o êxito nas contratações tende a ser cada vez maior.

Engajamento em ações de endomarketing e promoção da cultura

Seu RH possui uma agenda de ações internas que necessitam de engajamento por parte dos colaboradores? Saiba que contar com o auxílio das lideranças para reforçar a importância dessas ações é essencial para o sucesso de muitas delas. O reforço da cultura organizacional está diretamente ligado à vivência dela na prática – e nada melhor que iniciativas internas para potencializá-la.

Sensibilize os líderes e faça com que eles enxerguem a relevância dessas ações. Sensação de pertencimento, orgulho, parceria, trabalho em equipe…São vários pontos positivos que vão refletir diretamente no dia a dia dos times.

Benefícios que vão ao encontro das necessidades dos colaboradores

Os líderes também podem ser peças-chave para que o seu RH descubra os anseios e necessidades dos colaboradores. Será que o vale-alimentação é suficiente com o que está sendo ofertado pelas empresas? O plano de saúde tem uma abrangência que atende de maneira satisfatória? Lembre-se que a liderança está em contato direto com a operação, e nas conversas e feedbacks, pode coletar muita informação valiosa para que o RH aprimore suas práticas e benefícios oferecidos.

E aí, como a sua empresa fomenta a relação do RH com as lideranças? Já deu para perceber que, com a união de forças, todos ganham.