Blog

ahfin

Como fazer a gestão dos millennials e os talentos do futuro?

última atualização dia 4 de março de 2021

gestão-de-talentos

Em meio à digitalização acelerada e à incorporação de novas tecnologias no cotidiano da população, empresas enfrentam o desafio de adaptar a gestão de talentos às novas necessidades do colaborador.

Afinal, as transformações tecnológicas não causam impacto somente nos processos e no planejamento financeiro do negócio, como também modificam o comportamento do funcionário. Nesse contexto, novos valores e propósitos são cultivados no ambiente corporativo, o que deve ser observado pelo gestor e pela equipe de RH que deseja atrair e reter os profissionais do futuro, em um mercado de alta competitividade.

Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto e dicas para que o seu negócio possa contornar os obstáculos do mercado a fim de estruturar e manter um time forte e que traga os resultados de curto, médio e longo prazo que a sua empresa almeja. Confira!

Fortaleça a cultura organizacional

A cultura organizacional é, por si só, um fator importante de desenvolvimento da empresa e se constitui por um conjunto de crenças, valores e princípios que formam o negócio e guiam todas as suas práticas.

Por meio dessa cultura sólida é que os colaboradores conseguem adequar a sua conduta para exercer as atividades. Entretanto, com os millennials em idade ativa, a importância de definir e cultivar um propósito é ainda maior.

Trata-se de uma geração de nascidos entre 1980 e 1995, atualmente com idade entre 26 e 41 anos, que não trabalha mais só pela renda. Essa geração de funcionários já cresceu em um cenário tecnológico que transformou a sociedade, por isso, diferente da geração anterior, que passava anos no mesmo local de trabalho, eles buscam sentido em suas tarefas cotidianas e desejam que a sua atuação em uma empresa tenha impacto social, daí a importância de desenvolver uma cultura organizacional que tenha foco em valores com os quais eles possam se identificar. Você já parou para pensar o que pode agregar para essa nova geração?

Proporcione flexibilidade

Em segundo lugar, para fazer uma boa gestão de pessoas e atrair e reter talentos, vale proporcionar flexibilidade no trabalho. Essa é mais uma das motivações do profissional do futuro. Afinal, a partir da digitalização, muitas atividades já podem ser exercidas virtualmente.

Basta observar a quantidade de colaboradores em regime de home office e a oportunidade que muitos têm de conciliar vida pessoal e profissional nesse novo contexto. A tendência é que cada vez mais a flexibilidade de horários e de mindset das empresas em relação às rotinas de trabalho flexíveis seja decisiva na escolha de permanecer em uma empresa.

Tenha uma boa política de benefícios

Por fim, para fazer uma gestão de talentos eficaz, garanta que o colaborador tenha uma perspectiva de futuro na organização. Isso vai muito além de possibilitar a progressão no trabalho, e passa pela implementação de uma sólida política de benefícios para empresas.

Por meio dela, o gestor assegura a qualidade de vida e o bem-estar do funcionário em todos os aspectos de sua vida particular e profissional.
Em outras palavras, trata-se de uma estratégia que não se restringe somente à concessão de um salário satisfatório, mas que valoriza o trabalhador em todos os sentidos para que ele se sinta reconhecido e tenha maior engajamento no trabalho.

Atender às expectativas da geração de talentos ativa no mercado é um grande desafio para as empresas. Para superá-lo, é necessário atentar para o perfil do novo profissional e observar o que ele valoriza, quais são os seus objetivos e preocupações frequentes (e considerar que isso muda de tempos em tempos).

Como exemplo, poderíamos mencionar a existência de cenários econômicos complexos, como o do Brasil, que trazem maior insegurança e instabilidade financeira ao funcionário de hoje.

Nesse sentido, a empresa pode firmar parcerias para suprir necessidades relacionadas às finanças visando uma boa gestão de talentos. A Ahfin, por exemplo, conta com pacotes de benefícios para os colaboradores que incluem linhas de crédito. Entre elas, o Crédito Consignado Privado, o Seguro, a Previdência Privada e Orientação para o Investimento, são opções que permitem ao funcionário passar por uma verdadeira educação financeira, trazendo mais segurança e estabilidade no local de trabalho.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como melhorar a sua gestão de talentos, e as opções que podem deixá-lo mais engajado no trabalho, não deixe de baixar gratuitamente a Checklist de benefícios e contar com a equipe da Ahfin para conferir as soluções para o seu negócio!