Blog

crédito consignado

Os 5 segredos de gestão de pessoas para a sua empresa ser a que os colaboradores buscam

última atualização dia 17 de setembro de 2021

gestao-de-pessoas

A gestão de pessoas tem papel fundamental no sucesso de uma empresa. Afinal, quando os colaboradores percebem que são valorizados e se sentem parte de uma equipe, se dedicam mais às atividades.

Desse modo, há aumento da produtividade e a instituição alcança resultados cada vez melhores. Aliás, grande parte dos funcionários passam a vestir a camisa da empresa e a considerarem como sua segunda casa.

Isso porque muitos passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em suas próprias casas. Então, é preciso promover o bem-estar físico, mental e financeiro dos colaboradores sempre.

Assim, você terá um time de alta performance e, ainda, sua empresa será vista como uma marca empregadora. Isto é, um lugar onde todos desejam trabalhar. Mas, como fazer isso? É exatamente isso que você vai descobrir neste post. Acompanhe!

#1 Adote uma comunicação eficaz

Um dos maiores causadores de problemas em uma empresa é a falta de comunicação. Por isso, é essencial que o gestor adote e estimule um diálogo claro entre todos os membros da equipe.

Ou seja, um dos papéis do líder é explicar com clareza as ações e estratégias que o time deve seguir. Isso ajuda a evitar falhas e desentendimentos, melhorando tanto o clima organizacional quanto o desempenho dos funcionários.

#2 Preze pela transparência

A transparência é outro ponto indispensável para uma boa gestão de pessoas. E ela deve ser praticada desde o processo de seleção.

Por esse motivo, explique bem ao colaborador o que você espera ao contratá-lo. Da mesma forma, esclareça à sua equipe a maneira como cada atividade deve ser feita, quais são as metas e os prazos.

#3 Promova a saúde e o bem-estar

O bem-estar dos funcionários é um dos pilares do trabalho. Segundo comentamos no início, muitos veem a empresa como uma segunda casa. Por isso, é fundamental que eles se sintam bem no ambiente.

Isso aumenta o engajamento, a motivação e a retenção de talentos. Além disso, diminui as taxas de absenteísmo. Para isso, além de investir em ergonomia, você pode tomar as seguintes medidas:

  • estimular a prática de atividades físicas;
  • fechar parcerias com academias ou espaços similares;
  • oferecer plano de saúde e outros benefícios flexíveis;
  • promover tarefas em grupos;
  • adotar a flexibilidade no trabalho;
  • ter um espaço de descompressão.

#4 Desenvolva um plano de carreira

Ter um plano de carreira bem definido é uma excelente estratégia para reduzir o turnover voluntário, ou seja, situações em que o funcionário pede demissão. Por meio dele, o colaborador sabe o que fazer para ser promovido e acaba melhorando seu desempenho para conquistar esse objetivo.

Mas, além de definir o plano de carreira, também é crucial implementá-lo. Caso contrário, terá efeito oposto.

#5 Invista em educação financeira

Quando os funcionários estão com as finanças desequilibradas, não só a vida pessoal é prejudicada, como também a profissional. Como consequência, afetará também o crescimento da empresa. Então, uma das funções da gestão de pessoas é investir em educação financeira para a sua equipe.

Cada vez mais empresas estão investindo nesse fator e vendo resultados. Não é coincidência que pesquisas mostram que 70% dos brasileiros gastam tudo ou mais do que ganham.

Como a Ahfin pode ajudar?

A Ahfin é uma Fintech RH. Ou seja, atua junto ao setor de RH das empresas oferecendo crédito facilitado para os colaboradores. Desse modo, permite que eles tenham uma vida financeira mais equilibrada e tornem possíveis os seus projetos pessoais.

Assim sendo, disponibiliza juros menores e parcelas de crédito consignado que cabem no planejamento de cada um, evitando o comprometimento da renda, o endividamento ou a criação de nova dívida para pagar uma antiga.

Por isso, a Ahfin é uma grande aliada. Com o programa de educação financeira, seus colaboradores terão acesso também a um acompanhamento para administrar melhor a vida financeira.

Como resultado, sua equipe não precisará se preocupar com o orçamento pessoal, obtendo um bem-estar ainda maior. Portanto, a gestão de pessoas tem um papel estratégico muito importante para uma empresa.

Por esse motivo, não deixe de aplicar as dicas deste post. Assim, seu negócio terá resultados melhores e se tornará um lugar onde todos desejam permanecer.

Quer encontrar a solução ideal para sua equipe? Então, entre em contato com um de nossos consultores e veja como a Ahfin pode ajudar você!