Blog

beneficios do colaborador

Será que sua folha de pagamento está saudável?

última atualização dia 15 de junho de 2021

folha-de-pagamento

A pandemia da Covid-19 já entrou para a história como um dos maiores fatores de transformação da economia nos últimos anos. Por conta disso, devido às medidas restritivas, muitas empresas tiveram que fazer cortes em sua folha de pagamento para continuar prosperando no mercado, bem como aderir aos ajustes na redução das jornadas de trabalho e auxílios emergenciais que o Governo Federal disponibilizou, que atualmente responde pela medida provisória 1045.

Mas agora, diante do novo paradigma, será que essas empresas estão conseguindo conservar a competitividade, atraindo e retendo talentos? Como é possível fazer esse tipo de análise?

Isso é o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura para entender por que a folha de pagamento é fundamental no controle do caixa da sua empresa e como ela pode proporcionar melhor desempenho no seu quadro de funcionários.

Por que analisar a folha de pagamento?

Prevista na lei, a folha de pagamento, também conhecida como holerite, é um documento de sensível importância para as atividades de uma empresa.

Além de ser um comprovante de recolhimento fiscal, a folha de pagamento cumpre papel indispensável no controle de fluxo de caixa empresarial, devido sua previsibilidade, o que contribui para a gestão financeira.

A folha de pagamento também consegue revelar mais produtividade no quadro de funcionários, daí a importância de manter o rigor de seu cálculo e análise. Quando o RH é capaz de garantir a apuração consistente da folha de pagamento, a empresa sofre muito menos com processos trabalhistas, multas e indenizações, por exemplo.

Isso significa que um holerite bem trabalhado não apenas reúne informações de documentação obrigatória, mas também aponta falhas administrativas e oportunidades de aperfeiçoamento que beneficiam todo modelo de negócio.

Então, fica o questionamento: será que sua folha de pagamento de sua empresa está saudável?

Como fazer a análise da folha de pagamento da sua empresa?

Especialmente depois do surgimento da pandemia, a análise da folha de pagamento se tornou uma relevante fonte de indicadores de um negócio, sobretudo com a necessidade de reduzir custos.

Entre esses indicadores, está a satisfação dos funcionários, que pode ser avaliada indiretamente por sua performance, com base em descontos e gratificações.

A seguir, conheça três dicas e veja como garantir uma análise responsável e proveitosa da folha de pagamento da sua empresa.

1. Faça um checklist de fechamento da folha de pagamento

Apesar de exigir muita responsabilidade e atenção, gerar e analisar folhas de pagamento torna-se uma atividade bem simples quando auxiliada por métodos eficazes de avaliação.

Uma sugestão é consultar um checklist antes de fechar o holerite. Dessa forma, há muito mais garantia de que todas as informações dos funcionários serão devidamente enumeradas.

Para tanto, considere as exigências da lei, segundo o artigo 225 do Decreto 3048/1999, e construa uma lista que contenha itens como:

  • apuração das horas trabalhadas;
  • lançamento de benefícios;
  • discriminação de salários bruto e líquido;
  • cálculo de recolhimentos.

2. Opte por um sistema de apuração integrado

Quando a base de dados para cálculo da folha de pagamento recebe as informações dos funcionários de maneira automática, por meio de um sistema de ponto, por exemplo, tudo se torna muito mais simples e assertivo.

Assim, embora a lei exija um padrão de discriminação das informações do holerite, as empresas são livres para aplicarem seus próprios modelos. Nesse caso, os digitais são muito mais convenientes, pela praticidade e segurança na apuração.

Mas lembre-se, o cálculo da folha de pagamento só deverá ser feito depois que todas as informações do funcionário forem apuradas, como:

  • dias trabalhados;
  • horas extras;
  • saídas antecipadas;
  • atrasos.

Portanto, contar com o apoio da tecnologia, além de garantir máxima precisão, pode configurar economia de recursos de modo geral.

3. Considere os benefícios com máxima atenção

Os benefícios são uma excelente maneira de qualificar o capital humano de uma empresa. Por isso, é importante considerá-los com extrema cautela, para que seja um investimento que realmente traga retorno.

Mais uma vez, a folha de pagamento é uma fonte insubstituível de insights para isso. Além de revelar o aproveitamento dessa aplicação de recursos, ela ainda aponta caminhos de flexibilização de benefícios que assegurem mais vantagens para todos.

Mas a empresa pode também optar por estender o plano de benefícios, oferecendo aos funcionários a alternativa de crédito extra. Nesse caso, a Ahfin está aqui para firmar essa parceria, pronta para contribuir com a gestão de pessoas do seu RH.

Portanto, com todos os fatos que ocorrem na sociedade hoje, é necessário que as empresas observem o desempenho da sua equipe e analise se o entrave não está na remuneração de seus funcionários.

A folha de pagamento é uma ferramenta extremamente valiosa para uma empresa e, por isso, ela deve ir além das obrigações fiscais. Ela precisa oferecer ações que complementam o trabalho dos colaboradores e prezam pela flexibilidade, como trabalho remoto, política de bônus para resultados, momentos de descompressão, descontos em cursos, e muito mais.

Confira esse e outros benefícios flexíveis que podem ser incluídos em um checklist exclusivo que criamos.

Sabendo de todos esses fatores, só depende de você para atingir os resultados desejados. Aqui na Ahfin nós temos diversas soluções que contribuem para a produtividade de seus colaboradores e o desenvolvimento da sua empresa, ao oferecer programas de saúde financeira e possibilidade de investimentos, para que seja estabelecida uma boa relação com o dinheiro. Que tal agora deixar a folha de pagamento da sua empresa saudável? Entre em contato conosco e conheça como podemos lhe ajudar!