Blog

fintech de crédito

Fintech RH e saúde financeira dos colaboradores: entenda a relação

última atualização dia 21 de outubro de 2020

As fintechs de crédito são grandes solucionadoras não só para empregados formais como também para empresas. Sabia de onde vem o termo fintech rh e como funcionam essas financiadoras.

O que é uma fintech de crédito consignado ou uma fintech rh?

Um banco tem inúmeros produtos financeiros. Alguns são seus carros-chefe, outros são aqueles considerados menores. É observando essa oportunidade de negócios que as fintechs (startups de tecnologia que atuam em finanças) aparecem e ganham espaço unindo tecnologia, baixo custo operacional e soluções financeiras

As fintechs surgem bem no meio da crise financeira internacional de 2008, executadas inclusive por pessoas do mercado financeiro que haviam sido demitidas de bancos que à época faliram. Esse é um período também marcado pelo início da  4ª Revolução Industrial, que vem dando combustível à automatização de todos os processos.

em 2019, no Brasil, o investimento em fintechs foi de aproximadamente R$ 2,54 bilhões, mesmo em um cenário econômico não favorável. 

E as fintechs atuam em diversas áreas, tais como:

  • bancos digitais;
  • criptomoedas;
  • crowdfunding;
  • contabilidade para empreendedores
  • democratização de créditos para pequenas e médias empresas, além de crédito pessoal.

A fintech de crédito é uma modalidade que, por oferecer produtos financeiros a juros muito menores que os juros do mercado financeiro a quem precisa de empréstimo pessoal se destaca. 

Para empresas que buscam um melhor relacionamento com seus colaboradores e a aquisição de funcionários mais qualificados, as fintechs de crédito funcionam como uma possibilidade de implementar um benefício para o colaborador de alto valor. Assim surge a fintech rh.

Por que escolher uma fintech de crédito para gerar valor para os colaboradores?

Uma fintech rh é uma fintech de crédito direcionada a entregar mais valor para o profissional de uma empresa. Isso acontece porque a fintech rh atua juntamente ao setor de recursos humanos para oferecer serviços que permitam os colaboradores tornarem seus planos pessoais possíveis.

Se um colaborador está com dívidas ou se tem planos como comprar um imóvel, a fintech rh pode atuar oferecendo crédito consignado privado, ou seja, o colaborador tem acesso a crédito com juros menores, podendo financiar os seus sonhos contando diretamente com a estrutura da empresa para a qual trabalha, a qual passa a oferecer essa linha de crédito como benefício aos times internos.

Além disso, uma fintech rh pode estimular a educação sobre finanças para pessoas em um país cujo histórico escolar não preconiza esse aprendizado. É uma mudança de hábitos. Em resumo: não é apenas oferecer crédito parcelado que será descontado na folha de pagamento, mas atuar na conscientização de gastos e investimentos.

Crédito consignado para a saúde financeira dos colaboradores

Uma fintech rh ajuda a avaliar se a parcela do crédito consignado cabe no orçamento do colaborador, por exemplo. Ou se não haverá comprometimento da receita. Isso ajuda evitar o endividamento ou a criação de uma nova dívida na busca de sanar uma antiga.

Para o colaborador, é simples: basta solicitar ao rh da empresa o benefício e ser avaliado. Para a empresa, o passo é anterior: deve comparar a melhor fintech rh para oferecer esse benefício às equipes. 

Se você está em busca de uma fintech rh que atenda bem a sua empresa, leve em consideração:

  • Taxas de juros: uma fintech rh tem taxas de juros diferentes de outra. 
  • Tecnologia: tecnologia é o produto de uma fintech. Faça comparação entre aplicativos, veja qual funciona com maior rapidez e tem mais recursos
  • Atendimento: se tecnologia é um dos benefícios de uma fintech, você também deve considerar o lado humano. Por trás do aplicativo, do site, das redes sociais, quem vai atender sua empresa de forma humanizada, quando a automatização de algum processo não for possível. Uma dica é buscar depoimentos de quem já usou o serviço daquela fintech e está satisfeito. 

Se você está em uma empresa que atua em uma área de alta competitividade, tem problemas com retenção de talentos e quer oferecer benefícios consistentes para a retenção de funcionários, conheça mais sobre as fintechs rh

Saiba mais das soluções que elas podem oferecer pra você e seu time, de forma prática e segura.

Conte com as nossas dicas e, em caso de dúvidas, fale com nossos especialistas.