Blog

benefício saude financeira

Employee Experience: por que sua empresa deve se importar com as finanças do time?

última atualização dia 30 de agosto de 2021

Você sabe o que é Employee Experience? Talvez você até já tenha ouvido falar nesse termo, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto. Entender sobre o tema é muito relevante, principalmente para profissionais da área de gestão e RH. Segundo o mais recente relatório do Linkedin, 96% dos profissionais concordam que o Employee Experience está se tornando cada vez mais importante e 52% das empresas afirmam já conseguir aplicar esse conceito. 

Por isso, nesse artigo, vamos expor o que é e quais os benefícios que podem ser trazidos para o dia a dia dos funcionários. Além disso, descubra qual a sua relação com as finanças da equipe. Boa leitura!

O que é Employee Experience?

Em síntese, Employee Experience (EX) refere-se aos sentimentos do trabalhador em relação à empresa durante todo o período de relacionamento com a organização. 

A experiência do funcionário engloba:

Sendo assim, uma empresa pode adotar diversas estratégias para melhorar a percepção do trabalhador em cada aspecto

Pensando nisso, um ponto essencial é ajudar seus empregados a manter um bom controle financeiro. Mas, por que isso é importante? Confira!

Qual a relação entre Employee Experience e a saúde financeira? 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da CNC, no mês de junho de 2021, o percentual de brasileiros endividados atingiu o recorde de 69,7%. 

Talvez, alguns de seus funcionários estejam dentro dessa porcentagem e isso pode influenciar o modo como executam suas atividades, já que ter que lidar com dívidas gera estresse e ansiedade

Esse fator, inclusive, impacta a percepção do valor da empresa. Por exemplo, um colaborador endividado pode começar a apresentar queixas como a que o salário que recebe está muito baixo.

Por isso, ignorar as dores dos trabalhadores pode não ser a melhor estratégia. Talvez seja útil propor soluções que ajudem a resolver os problemas financeiros, como:

  • Crédito consignado: se o funcionário possui dívidas, possibilitar o crédito consignado pode auxiliar na quitação. Essa opção traz a vantagem de juros menores e parcelas previsíveis. 
  • Educação financeira: forneça capacitações com o objetivo de ensinar os colaboradores a organizar um orçamento pessoal. 
  • Benefícios adequados: mantenha uma boa comunicação e pergunte ao trabalhador qual tipo de benefício é o melhor para a realidade de vida em que se encontra. 

Essas medidas podem melhorar o EX, trazendo um bom nome para sua empresa como marca empregadora. No entanto, ainda há outras vantagens, veja no próximo tópico!

Quais são os benefícios para sua empresa ao investir no Employee Experience? 

Caso o Employee Experience de sua empresa seja desenvolvido conforme sugerimos, resultados positivos podem ser gerados. Acompanhe!

Equipes mais produtivas 

É importante proporcionar aos funcionários condições de trabalho adequadas e, ao mesmo tempo, ajudá-los com suas questões pessoais na medida do possível, inclusive no sentido financeiro. 
Em resultado disso, os colaboradores vão se sentir menos estressados e o rendimento no serviço tende a aumentar. Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, trabalhadores felizes são 13% mais produtivos que os demais.

Baixo índice de Turnover 

De acordo com a pesquisa da Kaspersky, 53% dos brasileiros querem mudar de emprego para conseguir mais controle entre a vida profissional e pessoal e ainda salários mais altos.

Assim, é essencial manter o EX positivo por mostrar que se importa com os funcionários e promover melhoria na qualidade de vida, por exemplo, contribuindo para a liquidação de dívidas. Consequentemente, o colaborador não vai ter o desejo de mudar de empresa e o número de turnover vai reduzir.

Em conclusão, o Employee Experience está relacionado com tudo que pode afetar o serviço dos funcionários, inclusive as finanças. Por isso, é importante fornecer soluções que diminuam o estresse e a ansiedade, contribuindo para o engajamento e aumento da produtividade. 

Quer ajudar a melhorar a saúde financeira de sua equipe? Descubra como funciona o crédito consignado e o programa de educação financeira na Ahfin!