Blog

Para o Colaborador

Dia do cliente na gestão de RH: o que ele pode trazer de ensinamento?

última atualização dia 15 de setembro de 2021

dia-do-cliente-no-rh

O dia do cliente é comemorado em 15 de setembro e é uma ótima oportunidade, para você, enquanto empresa, se aproximar mais de quem trabalha com você, e fazem tudo acontecer da melhor maneira possível.

A data reforça a valorização das pessoas, algo que faz com que as empresas cresçam em vários sentidos. Por isso é tão importante incluir no rol de clientes, também seus colaboradores.

O dia do cliente pode trazer inspirações que valorizam e ajudam as pessoas a realizar um bom trabalho dentro da empresa. Gostaria de saber quais são? Nós temos algumas dicas, acompanhe!

Preze pelo colaborador como se todo dia fosse dia do cliente

Assim como os clientes não gostam de ser vistos apenas como simples compradores que dão lucro às empresas, os colaboradores também não gostam de ser tratados como empregados que geram receita.

Para que o seu funcionário se sinta valorizado como em um dia do cliente, são necessários alguns cuidados. Confira essas três dicas!

1. Confie nos seus colaboradores

A confiança trará incentivo e estímulo para que, junto ao gestor, o funcionário consiga buscar recursos para trazer grandes resultados à empresa.

Lembre-se que a confiança em alguém pode ser um estímulo e garantia de melhores resultados e qualidade de vida.

2. Respeite todos que estão na organização

O respeito é um dos itens mais importantes dentro de uma organização. Ele demonstra que cada um tem o seu valor observado individualmente e que todos aceitam as diferenças e as posições que cada um ocupa.

E quando falamos de respeito, vai desde um bom dia até a preocupação com a vida pessoal desse colaborador, a empatia e o intuito de ajudar o outro.

3. Pratique o engajamento

Já reparou que nas redes sociais, inclusive no dia do cliente, as empresas realizam campanhas de engajamento e premiam os seguidores?

Então, que tal oferecer certificados e mimos ao seu time? Além disso, o mais importante é agradecer, elogiar e confraternizar as equipes a cada sucesso alcançado. Faça o teste! Promova ações que integrem as equipes e estimulem a progressão de carreira de cada funcionário. Assim, você verá como ter uma equipe mais motivada e produtiva.

Segundo o Panorama de Engajamento do Brasil 2018, 39% dos entrevistados afirmaram que o nível de engajamento não é mensurado nas empresas em que trabalham.

Invista em saúde e bem-estar dos funcionários

Você já sabe da importância da valorização dos colaboradores e essa é uma parte importante para a promoção de um ambiente organizacional produtivo e confortável. Uma dica para também reter os melhores talentos da sua empresa e ter a equipe dos sonhos é investir em benefícios flexíveis, que não só estimulem o crescimento profissional, como também individual para lidar com as outras situações do dia a dia.

Alguns exemplos:

  • apoio psicológico;
  • planos de saúde;
  • flexibilidade de horários;
  • estímulos à prática de atividade física;

Ou seja, quanto mais o colaborador se sente acolhido e saudável, mais ele se envolve com o trabalho buscando melhorias para o negócio.

Finalmente, o que você não pode esquecer é que a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são apenas dois dos três pilares do trabalho. Assim, a nossa missão é tratar sobre o terceiro assunto no próximo tópico.

Cuide da saúde financeira de seus funcionários

No dia do cliente, as empresas percebem que as pessoas se preocupam com o dinheiro, por isso, trazem descontos e preços reduzidos. De igual forma, a empresa pode se atentar à saúde financeira dos funcionários.

É importante saber qual o momento certo para falar sobre o assunto e respeitar a privacidade dos colaboradores. Depois, colocar em prática a cultura da saúde financeira através de três estratégias:

  • espaços de diálogo;
  • programas de educação financeira;
  • exposições de como fazer investimentos.

Com isso, ter um profissional de RH que possa escutar os dilemas sobre dinheiro, esclarecer dúvidas e direcionar a soluções é, sem dúvidas, um diferencial.

Cada vez mais é divulgado como os brasileiros têm problemas financeiros. Segundo o SPC Brasil, 48% dos brasileiros não têm controle do orçamento. Mas qual é a relação com o trabalho? Toda, pois quando estamos com dívidas, o estresse surge e a falta de foco também.

Se você planeja manter a produtividade do time elevada, investir em educação financeira como parte da cultura da empresa pode ser um bom caminho para ter o melhor time com você.

Lembre-se que quando você promove saúde mental, vida financeira e bem-estar, aos colaboradores, sua gestão tem mais chances de desenvolver um trabalho efetivo e com alta performance.

Quer começar a ter esse diferencial na sua empresa? Confira algumas dicas de como aplicar esses processos participando do Ahfin Conecta, um evento que convida diversos profissionais da área para contarem experiências sobre como ser o RH humanizado e ideal para o mundo corporativo atual.

Ele está ocorrendo nos dias 14, 15 e 16 de Setembro. Clique no link abaixo e participe.

Todas as lives também ficaram gravadas para você assistir quando quiser.

QUERO ASSISTIR O AHFIN CONECTA

A Ahfin é especialista em inovar a sua gestão. Tá a fim de fazer na sua? Então, entre em contato conosco e saiba como promover as ações de saúde financeira com sua equipe!