Desconto na folha de pagamento: será que o crédito consignado fica pesado pra mim?
última atualização dia 16 de novembro de 2020

Saber que o empréstimo consignado é uma saída mais viável na hora de quitar dívidas ou conseguir conquistar um sonho você já sabe. Agora é hora de se organizar. Você sabe qual é o desconto na sua folha de pagamento? Como você está se preparando para esse novo momento da sua vida financeira?
O desconto na folha de pagamento depende da margem consignável
Quando o crédito consignado é tomado por um colaborador, as duas partes começam a ter uma responsabilidade com o cumprimento da negociação: a instituição financeira se compromete a liberar o crédito mantendo a margem consignável e o colaborador se compromete com sua empresa a autorizar o desconto na folha de pagamento.
A margem consignável é o percentual máximo que pode ser descontado do funcionário em folha. No Brasil, desde 2019, essa margem é de 30%, ou seja, para empréstimo consignado, o salário de quem toma o empréstimo só pode ficar comprometido em até, no máximo, 30%. Se você ganha R$2500, por exemplo, apenas R$750 pode ser cobrado em folha.
Caso o colaborador esteja tomando um segundo ou terceiro empréstimo, a margem continua a mesma: a soma das parcelas de cada empréstimo deve somar 30% do valor do salário total.
Esse limite existe para que quem esteja tomando o empréstimo não se endivide ainda mais.
Outro fator que deve chamar a atenção é o prazo de pagamento da dívida. Sim, lembre-se que, ao pedir o crédito consignado você está contraindo uma dívida a ser quitada, mas uma dívida com juros muito menores que outras.
Como conversar com a minha empresa para ajustar minha margem consignável
A margem consignável é o teto do que pode ser descontado do seu salário. No momento de solicitar o crédito consignado como benefício para sua empresa, é necessário estar de bem com seus gastos.
Saiba como aliar crédito consignado com educação financeira
Para ser um(a) candidato(a) a conseguir o crédito consignado, a relação com o RH deve ser de máxima transparência e honestidade. É esse o setor da empresa que vai autorizar o desconto do salário e fazer a negociação com a financiadora.
Saiba como funciona a contratação de crédito consignado na Ahfin
Como organizar o orçamento mensal para receber o crédito consignado
Agora, como organizar o orçamento para que o empréstimo consignado passe a ser uma solução e não mais uma dor de cabeça financeira?
Bom, a primeira decisão a fazer ao solicitar um empréstimo é:: organizar-se financeiramente. A educação financeira vai muito além de não gastar aqui ou ali, mas é uma mudança de hábitos.
Se a empresa em que você trabalha já tem uma financiadora como parceira para entregar o crédito consignado para seus colaboradores, o RH já deve estar ciente da importância de oferecer esse benefício. Caso não, converse com o seu gestor. Aqui está um artigo para apresentar a sua importância:
Ler artigo sobre a importância do crédito consignado para empresas
Caso você já esteja querendo fazer uma simulação e entender como esse benefício pode ajudar você a conseguir seus objetivos, basta clicar abaixo:
Tô Ahfin de fazer uma simulação
É hora de organizar seus gastos, traçar seus objetivos e conquistar mais tranquilidade financeira!