Blog

Para o RH

5 dicas de curso de RH para você se manter atualizado

última atualização dia 23 de dezembro de 2021

pessoa olhando para um computador estudando em curso de RH

Participar de um curso de RH ajuda você a entender ainda mais sobre determinado assunto que envolve a gestão de pessoas. Existem vários disponíveis, muitos deles que podem ser feitos on-line, sem sair de casa! Por isso, com a importância da capacitação, selecionamos cinco opções para começar hoje mesmo.

O setor de RH passa por mudanças constantes, agregando novas tecnologias e ferramentas que dão apoio à operação. Neste sentido, é importante que os profissionais da área passem por capacitações que permitam atuar de forma estratégica. Esse tipo de atualização permitirá ao RH avaliar os talentos e encontrar trabalhadores que combinem bem com o negócio. 

Profissionais de todas as áreas devem se manter atualizados sobre as novidades tecnológicas e metodológicas que são inventadas. E no caso do RH não é diferente, pelo contrário, é essencial essa atualização constante.

Por que participar de um curso de RH?

Por melhor que um profissional seja, buscar novas qualificações é essencial para entender as necessidades do mercado e novos conceitos. Aliás, em um mundo globalizado como hoje, a cada dia surgem novas ferramentas.

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas na gestão de pessoas. Em suma, o RH atua de maneira abrangente e é preciso dominar ações que vão desde o recrutamento até avaliação de desempenho. Relacionamento interpessoal e métricas também devem ser lembrados.

Além disso, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os profissionais de Recursos Humanos passaram a lidar com muito mais informações. Hoje em dia as tarefas  foram ampliadas, com uma visão global sobre o negócio. E participar de cursos de aperfeiçoamento na área ajuda a fomentar esse pensamento.

5 dicas de curso de RH

Para começar, precisamos dizer que os cursos selecionados são todos on-line. Ou seja, você poderá fazer à distância, com flexibilidade de horários e sem ter que ir até um ambiente presencial. Isso facilita bastante, já que permite um melhor planejamento sobre os estudos.

Estes cursos oferecem certificados e declarações aos participantes, fazendo com que eles passem a ser mais valorizados nas empresas em que atuam. Mais do que isso, são quatro opções gratuitas e apenas uma paga, o curso da FGV. Confira a seguir 5 dicas de curso de RH:

1.     Gestão de pessoas (Sebrae)

No curso Gestão de pessoas do Sebrae são ensinadas ferramentas e estratégias que possibilitam fazer uma gestão eficaz em processos de recrutamento e seleção. Assim, é possível trabalhar no desenvolvimento da capacidade da equipe de trabalho e melhorar as taxas de retenção.

Aqueles que concluem o curso gratuito do Sebrae compreendem a gestão de pessoas de uma forma ampla, capaz de trazer novidades para os processos. A partir disso, é possível melhorar a relação entre empresas e colaboradores.

Dividido em cinco módulos, apresenta conteúdos sobre recrutamento e seleção, desenvolvimento de equipes, liderança e motivação, entre outros temas. A capacitação está disponível para acesso gratuito no site do Sebrae.

2.     Certificação em Recrutamento e Seleção (Universidade Kenoby)

No curso de RH Certificação em Recrutamento e Seleção, da Universidade Kenoby, é possível aprender conceitos voltados para a contratação de novos colaboradores, fazendo com que os processos seletivos sejam mais eficientes em seu negócio. Esse curso é gratuito.

O recrutamento é um desafio para muitas empresas, que podem acabar contratando pessoas que não se adaptam aos cargos oferecidos. Por isso, ao contar com um RH que possui olhar clínico, é possível evitar este tipo de erro.

Aproveite o Curso de RH: Certificação em Recrutamento e Seleção.

3.     Certificação OKR Essencial (Feedz)

O curso Certificação OKR Essencial tem por objetivo concentrar energia e esforço no que é mais importante para o seu negócio. Durante as videoaulas, os participantes conhecem a história por traz deste assunto, empresas que seguem a metodologia e como ela funciona.

Além disso, os alunos recebem dicas valiosas sobre a prática de OKR e os maiores erros que podem cometer durante este procedimento. Este curso de RH ajuda os profissionais da área a ganharem um diferencial em relação aos colegas e a conquistar reconhecimento.

De fato, o curso trata sobre vários pontos que envolvem OKR, desde o seu surgimento até os benefícios de adotar essa estratégia nos negócios. Essa é uma metodologia usada em muitas empresas atualmente e entender como funciona é tão importante quanto atingir metas, já que permitirá ao RH nortear os resultados.

Aproveite o Curso de RH: Certificação OKR Essencial

4.     Gestão de Pessoas (FGV)

O curso Gestão de Pessoas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta aos participantes a história por trás desta atividade, com modelos usados desde o século passado até hoje. Traz ainda conhecimentos sobre o papel dos líderes e os desafios atuais.

Ele traz uma visão macro sobre o estilo brasileiro de gestão, além de conhecimentos voltados aos comportamentos e métodos para a relação com os colaboradores. Dividido em quatro unidades, apresenta conhecimentos sobre valores e cultura, oferecendo habilidades que um gestor deve ter para garantir uma relação saudável entre empresas e profissionais.

5.     Gestão Comportamental na Prática (Sólides)

A Sólides, por meio do curso de RH Gestão Comportamental na Prática, apresenta uma opção que é voltada aos líderes que buscam melhorar a assertividade na gestão de pessoas. Por meio dele, os participantes aprendem tudo sobre a gestão comportamental.

Assim, entendem como usar este método no processo de recrutamento e seleção, treinamento dos contratados e a solução de conflitos internos. Por meio dele será possível conhecer diferentes perfis profissionais, facilitando a compreensão do RH sobre os colaboradores de forma geral.

Participe de algum curso de RH e melhore seu desempenho!

Para aprender, basta querer. Certamente algo que será mostrado durante as videoaulas já é do seu conhecimento. Mesmo assim, ter uma nova visão sobre determinado assunto também é interessante, para ampliar a percepção.

A área de Recursos Humanos é extremamente ampla. Lidar com pessoas não é um desafio fácil e o RH tem o papel de entender a especificidade de cada colaborador. E a busca por aperfeiçoamento contínuo pode ajudar a transpor esse desafio. 

Desenvolver novos conhecimentos sempre é uma boa ideia, seja na área de Recursos Humanos ou fora dela. E você, está acostumado a participar de capacitações e cursos? Todos saem ganhando, o profissional que participa e aqueles que fazem parte da empresa, já que novidades podem ser aplicadas.

Com uma visão inovadora sobre os processos, a tendência é que o seu desempenho seja elogiado, até por promover e trazer novidades ao negócio.