Blog

benefício saude financeira

Cultura organizacional para colaboradores: a saúde financeira é uma peça-chave

última atualização dia 16 de setembro de 2021

cultura-organizacional-para-colaboradores

Várias empresas estão reconhecendo a importância da cultura organizacional para colaboradores, com o intuito de estimular uma maior retenção de talentos.

A dúvida surge em como isso pode ser explorado para que a gestão consiga atingir o máximo de produtividade e resultados.

Estabelecer uma base de valores sólidos, por exemplo, permite transmitir aos colaboradores o sentimento de que são valiosos e essenciais para a empresa.

Sendo assim, a cultura organizacional exerce papel fundamental para manter as equipes profissionais motivadas e empenhadas.

No entanto, não basta apenas identificar quais valores serão adotados, é imprescindível vivenciar cada um deles na rotina da empresa.

Neste artigo, você vai saber o papel da cultura organizacional para a retenção de talentos, e como a importância da saúde financeira como uma das ações chave para isso acontecer.

O que é a cultura organizacional e qual a sua importância?

É fundamental compreender sua definição para que seja possível aplicá-la na dinâmica empresarial. Em resumo, ela significa um conjunto de valores, princípios, crenças e hábitos que a empresa adota juntamente aos seus colaboradores.

Sendo assim, esta cultura proporciona maior conexão entre a empresa e os profissionais e, como resultado, torna-se uma poderosa ferramenta no processo de retenção de talentos.

Para isso acontecer, as empresas devem implementar recursos que demonstrem que os profissionais são valorizados e devidamente reconhecidos.

Nesse sentido, promover ações de saúde financeira a esses colaboradores é um dos principais recursos.

Segundo dados da CNC — Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo — a porcentagem de brasileiros endividados no início de 2021 chegou a 66,5%. Outra pesquisa, de acordo com os dados do Valor Investe, apenas 3% dos brasileiros investem em ações.

Esses números refletem a necessidade de promover a educação financeira para novos investidores e a importância da atuação das empresas na mudança deste cenário.

Mas como isso pode ser feito na sua gestão? Confira a seguir algumas das práticas que você pode adotar para reter os melhores talentos.

1. Ofereça oportunidades de crescimento dentro da empresa

A maioria dos profissionais desejam crescer e alcançar novos patamares. Portanto, as empresas precisam oferecer oportunidades de crescimento para que esses profissionais se sintam reconhecidos, como uma política de planos de cargos e salários.

2. Preocupe-se com a saúde mental dos colaboradores

Cada vez mais profissionais estão se afastando do trabalho por conta de problemas emocionais e psicológicos, como a síndrome de burnout. Portanto, é um alerta para que as empresas deem a devida importância à questão da saúde mental dos profissionais.

Dessa forma, é crucial promover um ambiente de trabalho saudável, no qual os profissionais não se sintam sobrecarregados.

Como? Promova espaços de integração para as equipes se conhecerem melhor, disponibilize reuniões e happy hours, entre outros fatores que estimulem a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

3. Estimule a saúde financeira dos colaboradores

Você sabia que a saúde financeira é um dos principais fatores que podem garantir a retenção de talentos?

Hoje, cada vez mais empresas estão criando ações nesse sentido. Segundo uma pesquisa realizada pela Unicamp, ABEFIN e o Instituto Axxus, 96% dos profissionais de RH entrevistados acreditam que os colaboradores com mais dificuldades em administrar as próprias finanças são menos produtivos.

No entanto, salários atrativos e pagamentos em dia não são suficientes. É importante implementar ações e dinâmicas voltadas para a educação financeira, que auxiliem esses profissionais a prosperar financeiramente.

Como? Investindo em palestras e workshops sobre educação financeira e como controlar suas finanças; oferecer cursos aos seus colaboradores para que possam aprofundar seus conhecimentos; e dando facilidades de empréstimo consignado como um auxílio na hora que precisa realizar uma conquista.

Sendo assim, a cultura organizacional para colaboradores deve abranger a saúde financeira caso você queira estimular o melhor desempenho e performance de seus colaboradores.

E então, gostou do conteúdo? Então você precisa conhecer os 7 hacks para quem possui grandes equipes e deseja manter as finanças saudáveis para ver como os resultados realmente vão acontecer.