Blog

educação financeira

Cuide do seu presente e do seu futuro financeiro

última atualização dia 31 de março de 2021

No artigo Saúde Financeira: como encontrar o equilíbrio falamos sobre alguns passos para administrar as finanças pessoais. Desta vez, falaremos sobre produtos financeiros importantes para a busca de equilíbrio e uma próspera vida financeira, além do necessário cuidado com o seu futuro.

Antes de falarmos sobre o tema, é preciso entender como funciona a taxa de juros e como ela pode ajudar ou complicar sua vida.

Juro é o preço do dinheiro

Se você pega dinheiro emprestado paga juros. Se você empresta dinheiro, recebe juros. Mas não é apenas isso. Quanto maior o risco do emprestador não receber, maior serão os juros cobrados.

A regra é que, produtos financeiros sem garantia possuem juros muito elevados. Em alguns casos, os maiores do país. Ao passo que, produtos financeiros com garantia – quanto mais segura for a garantia – possuem juros menores. Não é por acaso que o cheque especial e o cartão de crédito possuem juros tão altos. Tratam-se de produtos financeiros sem garantia alguma.

Por outro lado, o crédito consignado é uma modalidade de produto financeiro que apresenta as menores taxas disponíveis no mercado brasileiro, exatamente pela sua garantia. Como o crédito é consignado ao seu salário, a segurança para quem empresta é elevada e os juros são os menores disponíveis dentre os produtos financeiros disponíveis para as pessoas físicas.

Quer saber mais sobre produtos financeiros?
Assista ao vídeo exclusivo!

E qual é a importância de escolher o produto financeiro mais adequado?

Uma vez que você possua um orçamento familiar bem elaborado, tenha controle das despesas supérfluas, e que não caia na armadilha do padrão de vida, falta pouco para que você reorganize suas finanças. Acredite, a parte mais difícil você já fez.

A partir do momento que você conhece o seu orçamento, também conhece suas dívidas. E provavelmente elas são originadas no cheque especial ou pior, no cartão de crédito. E aqui a dica é simples: substitua as dívidas caras, isto é, com taxas de juros muito elevadas, por crédito com taxas de juros mais baixas, e se possível, com prazo mais longo.

Lembre-se: agora você possui controle de suas finanças e não vai cair em armadilhas. O crédito consignado pode ajudar você a acelerar a superação das dívidas e te levará mais rapidamente para o azul, recuperando sua saúde financeira.

Uma vez que você esteja no controle de suas finanças é hora de pensar no seu futuro e no futuro da sua família. É hora de ser previdente.

Você precisa construir uma poupança de longo prazo. Não dá mais para contar com a previdência oficial, uma vez que ela pagará cada vez menos benefícios – e com certeza, o valor pago quando você se aposentar não será suficiente para manter seu padrão de vida.

A boa notícia é que existem uma série de produtos que podem ajudá-lo a cuidar do seu futuro. Por meio de alguns destes é possível formar uma excelente reserva, além de reduzir os impostos pagos no presente, e transmitir, de forma rápida e sem burocracia, sua poupança para os seus filhos e dependentes.

Mas para escolher os produtos adequados ao seu perfil, e aos seus desejos, procure um especialista. Ele poderá orientá-lo da melhor forma!