Blog

crédito consignado

Crédito Consignado é pra mim?

última atualização dia 13 de abril de 2021

credito-condignado

Renda extra e flexível é possível, e pode constar no seu controle financeiro. Veja como.

Na maioria das vezes, grandes sonhos requerem planejamento e alto investimento. Porém, nem sempre o dinheiro necessário para realizá-los está disponível. Com isso, o crédito consignado surge como uma possibilidade para alcançá-los.

Atualmente, esta é uma das modalidades de crédito mais populares do Brasil. Só em 2019, esse tipo de empréstimo teve um crescimento de 37%.

O aumento expressivo de uso se deve ao fato do crédito consignado oferecer as menores taxas de juros, facilitando o pagamento. Sendo assim, consideramos uma das melhores opções no mercado financeiro.

Se você quer saber como o crédito consignado pode contribuir para o alcance dos seus objetivos, continue lendo este artigo.

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento.

A princípio, este modelo diminui os riscos de inadimplência, proporcionando ao credor a segurança necessária para oferecer as melhores condições ao tomador, que busca um melhor planejamento financeiro.

Esse tipo de crédito é ideal para quem precisa de uma renda extra para realizar um sonho ou alcançar um objetivo específico, como uma viagem, a compra de um carro, fazer um intercâmbio, ou investir na reforma da casa.

Isso porque, assim como a instituição que concede o empréstimo é beneficiada pela garantia de pagamento, o tomador também tem a grande vantagem de arcar com uma taxa de juros mínima.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

O crédito consignado é concedido a:

  • Aposentados;
  • Militares;
  • Trabalhadores com CLT (carteira assinada);
  • Servidores públicos;
  • Pensionistas.

Entretanto, as taxas mudam de acordo com o tipo de vínculo empregatício.

A média de juros para os servidores públicos gira em torno de 1,8% ao mês, enquanto a taxa para os aposentados e pensionistas é de, em média, 2%. Já os trabalhadores CLT pagam cerca de 2,9% de juros mensais, segundo dados do Banco Central.

Embora existam variações, o crédito consignado é considerado uma das melhores opções para quem deseja ter uma renda extra, sem complicações. Vale salientar que as modalidades de crédito tradicionais chegam a porcentagens bem mais elevadas de juros – , até 22% ao mês, ainda de acordo com o BC.

Como solicitar um empréstimo consignado?

O processo de contratação do crédito consignado possui 4 etapas:

  1. Simulação;
  2. Análise de crédito;
  3. Averbação;
  4. Aprovação;
  5. Assinatura de contrato;
  6. Pagamento da proposta.

Como estas etapas são rápidas, em pouco menos de uma semana você já pode receber o dinheiro extra em sua conta, e o melhor de tudo: você pode fazer a solicitação do crédito consignado totalmente online.

Para quem precisa do dinheiro com urgência ou não quer sair de casa, consiste na melhor opção, pois ele pode ser adquirido diretamente de um aplicativo de celular, de qualquer lugar que você esteja.

Essa também é uma excelente alternativa para os trabalhadores que têm dúvidas sobre qual é a melhor instituição financeira, pois é possível fazer simulações e comparar as taxas de juros em poucos cliques.

Como você pôde perceber, o crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Além disso, os prazos para pagamento são maiores e há mais facilidade de contratação para quem se encaixa nos requisitos estabelecidos, principalmente com a possibilidade de fazer tudo online. Na Ahfin, por exemplo, você consegue através do aplicativo MyAhgora, e ele já é descontado na folha de pagamento.

Interessou por essa modalidade de empréstimo? Com ela você tem renda extra para alcançar seu sonho de vida. Confira mais 5 fatores sobre crédito consignado e veja o por que e como investir nele.