Blog

ahfin

Crédito consignado e programa de educação financeira: como funciona na Ahfin?

última atualização dia 10 de novembro de 2020

Entender a jornada de quem quer investir em si mesmo e tem grandes objetivos pode ser um pouco trabalhoso. Mais do que cortar gastos, é preciso que a pessoa crie novos hábitos para conseguir alcançar metas. 

E quem está auxiliando nesse caminho deve ser muito assertivo. Aqui na Ahfin, o programa de crédito consignado é acompanhado por um programa de educação financeira do colaborador. Quer saber como funciona? Continue lendo.

Qual a melhor fintech rh para crédito consignado?

A escolha da fintech RH que vai cuidar de oferecer crédito aos colaboradores deve ser feita com uma observação muito clara sobre as necessidades e os interesses dos funcionários da empresa.

Algumas vezes, quem vai solicitar o benefício é o próprio funcionário. No entanto, se a empresa já tiver o benefício como parte da sua política de benefícios, ele acaba sendo um ativo na hora de contratar e reter talentos

Saiba mais sobre employer branding, marca empregadora e o benefício do crédito consignado.

Na hora de escolher, é importante levar em consideração não só a quantidade e valor das parcelas, mas também o CET (Custo Efetivo Total), além do relacionamento que sua empresa e seus colaboradores terão. 

Saiba mais sobre como calcular o seu empréstimo consignado

Como funciona do crédito consignado da Ahfin

A Ahfin é uma fintech RH que nasce da percepção de que as pessoas buscam não somente quitar dívidas, mas buscam ter uma vida financeira saudável, aprender a lidar com dinheiro e investir seus ganhos.

A partir do momento da contratação, a Ahfin dá todo o suporte tanto para o RH quanto para o colaborador. Ou seja, ao contratar o crédito consignado da Ahfin (que é um de vários de seus produtos), a implantação e treinamento na plataforma de acompanhamento estão inclusos. 

O nome da plataforma de cálculo e acompanhamento da Ahfin é o aplicativo MyAhgora. Nele, é possível simular a possibilidade de empréstimo consignado, fazer o acompanhamento de status e muito mais. Saiba como funciona:

Primeiramente, a Ahfin entra em contato com o RH e explica como será o onboarding. É aqui que a equipe da fintech instrui o RH a estimular os colaboradores a conhecerem e adotarem o benefício, se for interessante para eles. 

A comunicação deve fomentar a informação sobre o convênio, as taxas, os benefícios (não só o consignado) tudo em um só aplicativo. É tudo feito por e-mail de boas-vindas, contato por Whatsapp etc. Veja o passo a passo:

Passo 1: Averbação 

É neste momento que o RH aprova ou não o contrato de cada colaborador, após o funcionário já ter sido avaliado pela operadora de crédito Ahfin: cada caso é único. Então, neste momento, o perfil financeiro e comportamental do colaborador é analisado para saber se ele pode receber esse benefício.

Essa avaliação do RH pode ser recorrente e até diária, dependendo de quantos colaboradores estão interessados no benefício. Para isso, a Ahfin já faz um treinamento prévio com o analista de RH para que ele possa seguir com o nosso apoio, mas com autonomia.

Passo 2: Faturamento

Neste momento, todos os colaboradores que tiveram o empréstimo consignado liberado dentro do período determinado, já entram como beneficiados. O que acontece é a liberação da fatura com todos os nomes dos funcionários que terão desconto. É uma comodidade para o RH avaliar e fazer o pagamento.

E se o colaborador for desligado ou afastado? Caso ocorra afastamento sem remuneração, o que ocorre é a cobrança na próxima folha. Caso o colaborador seja desligado,o RH deve informar para que a cobrança pare de ser faturada e ele faça o pagamento não através da empresa. É importante saber: em caso de desligamento, a Ahfin mantém as mesmas taxas de juros do consignado.

Passo 3: Acompanhamento

Durante todo o processo, a Ahfin acompanha a performance da empresa, se há alto ou baixo nível de inadimplência, se os prazos de pagamento estão bem encaminhados, entre outros. É importante saber: além da comodidade de poder resolver tudo pelo MyAhgora, o cliente Ahfin tem acompanhamento constante da equipe, para dúvidas e melhorias.

Além do crédito consignado, a Ahfin oferece outros produtos: adiantamento, seguro, crédito para capital de giro, previdência privada e orientação para investimentos, além de um programa de educação financeira.

Como funciona o programa de educação financeira da Ahfin?

O programa de educação financeira da Ahfin é fruto da divulgação de uma cultura de planejamento financeiro. O programa pode acontecer via RH com aulas coletivas, com a presença dos interessados ou um planejamento financeiro individual. Tudo com avaliação prévia.

O colaborador pode, também, ser acompanhado caso o RH note a necessidade (colaborador que pede o benefício muitas vezes, está sempre pedindo aumento com base em dívidas etc) ou caso o próprio colaborador se manifeste. 

Tanto a empresa quanto o colaborador podem solicitar o benefício de crédito consignado e do programa de educação financeira. Quer saber mais?