Blog

crédito consignado

Como calcular empréstimo consignado: muita atenção aos detalhes

última atualização dia 10 de novembro de 2020

calcular-emprestimo-consignado

Ao buscar menores juros para financiar aquele sonho, empreender em um novo negócio que vai gerar renda extra ou quitar uma dívida, o crédito consignado aparece como uma opção ideal para quem trabalha sob regime de CLT. Agora, como calcular empréstimo consignado para ter previsibilidade? Como usar os números para saber se é o momento certo para adquirir o benefício?

Eu realmente preciso desse empréstimo?

Antes de pensar em aderir ao empréstimo consignado, saiba se realmente pode assumir essa dívida agora. Por mais que os juros sejam muito menores, o empréstimo consignado pode comprometer até 30% do seu salário.

Então, antes de assumir esse valor mensal, faça aquela boa planilha de gastos e organize-se de forma que sua educação financeira ande de mãos dadas com qualquer tomada de decisão, mesmo que elas pareçam tentadoras por terem juros mais baixos. 

Por que os juros do empréstimo consignado são menores?

Os juros do empréstimo consignado são baixíssimos em relação a outros tipos de financiamentos, um dos menores do mercado. Isso acontece pois a empresa financiadora tem garantia do pagamento das parcelas

Se, por exemplo, você pede um empréstimo pessoal em um banco e fica sem condições financeiras de pagar a partir da terceira parcela, qual a garantia que a instituição vai ter de que você vai quitar a dívida?

Em um empréstimo consignado privado, o valor é descontado diretamente do holerite. Ou seja, a sua folha de pagamento já vem com o desconto. Melhor para você que se organiza, sem fazer novas dívidas. Melhor para a instituição financeira que tem garantido o pagamento.

As fintechs geralmente têm juros menores por serem startups, empresas com custos operacionais mais baixos – o que as permite repassar esse benefício. Instituiçòes mais tradicionais tendem a aplicar taxas maiores. 

Até o final de 2019, o Banco Central havia liberado a informação sobre as seguintes taxas de juros em empréstimo consignado, de bancos (percentagem ao mês):

BANCO DO ESTADO DO PARÁ – 1,29%

BANCO DAYCOVAL – 1,33%

BANCOOB – 1,44%

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL – 1,46%

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 1,61%

BANCO SAFRA – 1,76%

BANCO DO BRASIL – 1,77%

BANCO BRADESCO 2,02%

Na Ahfin, os juros de empréstimo consignado são a partir de 1,19%

Agora, como saber quanto será descontado da sua folha de pagamento? Isso varia de instituição para instituição. 

Como calcular o empréstimo consignado?

Para fazer esse cálculo, você precisa, primeiramente, levantar qual o valor da parcela cabe no seu bolso. Depois, saiba que algumas taxas que compõem o CET (Custo Efetivo de Operação) não entram nesse cálculo. Assim, preveja essa margem.

O CET é quanto você vai pagar ao todo no final daquele empréstimo. Dessa forma, saiba a taxa de juros, se atenha ao valor a ser pago por mês, mas fique de olho no CET. No fim das contas, é aquele montante de dinheiro que você vai estar desembolsando de fato. Nele estão inclusos taxas de abertura de conta, taxa de relacionamento, IOF e outros impostos. 

No site do Banco Central, você encontra uma forma simples de como calcular o empréstimo consignado, tendo em mãos apenas as seguintes informações:

1.em quanto tempo quer pagar o empréstimo; 

2.quanto é o valor que vai pegar emprestado 

3. qual a taxa de juros que a instituição financeira está aplicando. 

Acessar calculadora do Banco Central

Fazer esse cálculo é simples e você já fica ciente de quanto do seu salário vai ser comprometido por mês. 

E aí? Já calculou de quanto vai ser seu empréstimo? Quer uma simulação gratuita e sem compromissos? Acesse abaixo:

Tô Ahfin de uma ajuda para atingir meus objetivos