Blog

beneficios do colaborador

É tempo de escolher benefícios para os colaboradores: como tomar boas decisões?

última atualização dia 22 de janeiro de 2021

Um bom pacote de benefícios para colaboradores é um dos fatores cruciais para um candidato aceitar uma vaga. Segundo uma pesquisa da Catho, 40% dos profissionais empregados valorizam uma empresa que possui um plano de benefícios atrativo. No entanto, muitos gestores consideram essas ações ‘fora da realidade’ pelo alto custo a ser investido. 

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, somente as empresas que oferecem o melhor aos seus funcionários conseguem alcançar seus resultados e se destacar no mercado, pois o que seria de uma boa gestão sem a motivação dos seus colaboradores? 

E com a pandemia da Covid-19, isso se tornou ainda mais relevante, já que os profissionais passaram a pensar mais no seu bem-estar e qualidade de vida do que apenas em encontrar um emprego.
Qual a relação real dos benefícios corporativos com o melhor desempenho da equipe? Como saber quais os benefícios você deve escolher? Leia o conteúdo e entenda a importância de investir no seu time para o próprio crescimento de sua empresa.

O QUE SÃO OS BENEFÍCIOS PARA OS COLABORADORES?

Pacotes de benefícios são as vantagens que uma empresa disponibiliza aos seus colaboradores, com o objetivo de aumentar a satisfação deles, com outros incentivos além da remuneração direta.   

Quando falamos de benefícios, são aqueles “upgrades” que a pessoa recebe ao iniciar em um cargo. Dentre os mais conhecidos estão: vale-transporte, vale-alimentação, planos de saúde e odontológico, bem como os obrigatórios por lei: férias, seguro-desemprego, décimo terceiro. 

No entanto, empresas que buscam se destacar no mercado vão muito além disso, oferecendo os mais diversos tipos de vantagens aos seus profissionais.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE PACOTE DE BENEFÍCIOS?

Há algum tempo, o profissional permanecia por anos na mesma empresa e nela se estabelecia. Atualmente, à medida que uma nova organização oferece melhores condições e mais vantagens, o profissional tende a trocar de emprego mais facilmente.

Por isso, as empresas precisam criar atrativos para aumentar a captação e retenção de talentos. Os benefícios corporativos entram nessa jogada como diferencial para a satisfação dos funcionários, pois colaboradores motivados e engajados tendem a trazer mais resultados.

Segundo uma pesquisa americana, funcionários felizes se dedicam 12% a mais no trabalho, o que significa muito mais produtividade. Já é motivo suficiente para você oferecer mais vantagens aos seus funcionários.

COMO SABER QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA OS COLABORADORES ESCOLHER?

Mais importante do que entender o porquê de investir em benefícios para os colaboradores é planejar e identificar quais são mais relevantes para a sua empresa. O setor de Recursos Humanos deve pensá-lo de forma criativa e relevante, mapeando como eles podem fazer a diferença na qualidade de vida da equipe.

Alguns exemplos de benefícios corporativos são:

  • assistência médica;
  • participação nos lucros;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • parcerias comerciais;
  • vale-transporte;
  • horários flexíveis.
  • bonificação por desempenho;
  • plano de carreira com treinamentos e desenvolvimentos profissionais;

O primeiro passo para criar benefícios atraentes é saber o que são e como funcionam, depois é colocar a mão na massa. Confira 4 passos de como tomar boas decisões na hora de escolher os benefícios:

  1. Analise o perfil da empresa e sua cultura organizacional

Pergunte-se o que sua empresa busca e o que você espera de quem contrata;

  1. Conheça seu time

Saiba das expectativas de seus colaboradores no trabalho, as respostas servirão como auxílio na hora de decidir;

  1. Analise a saúde financeira do seu negócio

Pois não adianta planejar um pacote de benefícios robusto e não ter como arcar com a quantidade de colaboradores;

  1. Por fim, eleja os benefícios

Escolha além do óbvio. Dê bonificações, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, ações flexíveis; invista em programas que estimulem a saúde física e mental, importantes nesses tempos de Pandemia.

Lembre-se que não basta oferecer, você deve promover a saúde e bem-estar dos seus colaboradores de outras maneiras também, como fazer os pagamentos em dia e investir em ambientes de trabalho adequados.

Rumo ao crescimento

Então você já sabe que investir em benefícios para colaboradores é importante no ambiente de trabalho, pois contribuem para a atração e retenção de talentos

Os gestores que oferecem benefícios para os funcionários, auxiliam a saúde financeira de cada um, aumentam a produtividade do colaborador e criam uma percepção positiva do funcionário em relação a toda empresa, valorizando mais a sua função e contribuindo para resultados melhores. 
Agora só depende de você para ter uma equipe eficiente. Pronto para investir nela?


Converse com a Ahfin e inove nos benefícios oferecidos na sua empresa.

Conteúdos relacionados:

Engajamento no trabalho: como a vida financeira do colaborador impacta nos resultados?

Employer branding: como o crédito consignado pode ajudar na sua estratégia.