Blog

fintech rh

Benefícios para executivos: por que cuidar das lideranças do time?

última atualização dia 18 de março de 2021

benefícios para executivos

Uma empresa pode ser reconhecida pelos seus líderes. Você já ouviu falar sobre isso? São eles quem carregam os valores da empresa e mais facilmente os compartilham com as suas equipes. Esse modelo de gestão de pessoas não é novo. Já está presente em 60% das grandes companhias do país, segundo a Revista Exame. No entanto, você já parou para pensar como o RH tem revertido esforços para reter pessoas? Poucas empresas estão dispostas a abrir mão dos melhores talentos e devem pensar na melhor maneira de recompensá-los, para que tenham neles fortes aliados. Por isso, para as empresas que querem investir no desenvolvimento de líderes, os benefícios para executivos são fundamentais.

Neste post contaremos um pouco sobre as razões pelas quais você deveria pensar em manter seus executivos entusiasmados, para que entreguem resultados ainda melhores. Falaremos também sobre o que faz brilhar o olho — são os principais benefícios e vários outros pontos importantes. Vamos lá?

Por que uma política de benefícios para executivos pode fazer diferença?

Você já reparou como os melhores profissionais contam com mais de uma opção de trabalho no mercado? Nesse caso, a competição também acontece entre as empresas, e os benefícios são uma forma de ganhar destaque. Esse ponto pesa a favor das organizações que valorizam o employer branding e desejam ter uma marca empregadora mais atrativa.

As vantagens não param por aí. Profissionais satisfeitos produzem mais e isso também se aplica aos executivos. Nas grandes empresas, os talentos que desfrutam de uma boa política de benefícios chegam a fazer uma companhia crescer entre 20% e 30%.

Com a retenção, você atrai os bons profissionais e a cultura da empresa também é beneficiada. Isso porque os melhores executivos se perguntam o que é melhor para a empresa a que estão vinculados, desenvolvem planos de ação, se responsabilizam pelos problemas, engajam equipes em busca de resultados e fazem reuniões se tornarem mais produtivas.

Quais são os principais benefícios para executivos?

Pensar em uma carteira de benefícios para líderes certamente passa por tomar as melhores decisões. Assim, vale aumentar as opções de incentivos, considerando que os principais são os financeiros, como você verá a seguir.

Ações

O Brasil costuma ser apontado como um país com pouca cultura de investimentos. Isso é visto, principalmente, quando se considera o número de brasileiros que investem em ações. No País 3% da população realiza esse tipo de investimento. Mas a história é diferente quando se fala em executivos.

A razão é o fato de que metade das grandes companhias pagam incentivos de longo prazo para os profissionais. E dentro deste mix, ações também estão incluídas — em alguns casos, contando com valores pré-fixados. Dessa maneira, significa que o valor vai ser usufruído ao longo de alguns anos por esses profissionais, que como consequência, aumentam a sua fidelidade com a empresa.

Crédito consignado

Embora ações possam ser um benefício viável, nem sempre os profissionais contam com saúde financeira em dia ou com a confiança suficiente para investir. Boa parte precisa lidar com dívidas. A organização das contas, para alguns colaboradores, também costuma ser um desafio. Qual é a solução?

A resposta pode ser o crédito consignado. É uma forma de empréstimo pensada em reduzir as chances de inadimplência. Nesse caso, os descontos são na folha de pagamento. Como fazer isso? Basta procurar uma fintech RH. Uma política sólida de benefícios para executivos e para o desenvolvimento de lideranças une os interesses das empresas aos dos profissionais. Isso estimula a pensar em uma parceria de longo prazo. Não só a organização alcança outro patamar, como também os colaboradores, ao contarem com os benefícios certos para ter uma progressão de carreira.

Por fim, vale investir também em um planejamento para a gestão dos talentos. Assim, você revisa pontos como os valores e propósitos do ambiente da marca. É possível considerar alguns fatores como o fortalecimento da cultura organizacional, e o incentivo à flexibilidade fazendo da gestão de pessoas e dos benefícios concedidos a ela — a principal chave de sucesso do seu negócio.

E você? Tem interesse em conhecer alguns exemplos de como profissionais satisfeitos fazem diferença no rendimento da empresa? Então confira o post que escrevemos sobre felicidade no trabalho!