Blog

ahfin

Gestão de finanças: como um app de controle financeiro ajuda no dia a dia?

última atualização dia 30 de abril de 2021

app-de-controle-financeiro

Utilizar um app de controle financeiro auxilia na gestão das finanças, tanto pessoais quanto empresariais, pois esses recursos ajudam as pessoas e empresas a administrarem seu dinheiro de forma mais inteligente.

Entre tantas instabilidades, é importante que as empresas e seus colaboradores desenvolvam o hábito de poupar, tendo sempre uma reserva de emergência, para alcançar foco e produtividade no desempenho das atividades, e se preservar de situações inesperadas.

Contar com apps de controle de gastos é uma importante alternativa para impedir que esses fatores surjam. Quer entender melhor sobre isso? Continue o artigo e descubra como as pessoas e empresas podem usar esses recursos e quais as melhores ferramentas disponíveis.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE UM APP DE CONTROLE FINANCEIRO NA PANDEMIA

Em tempos normais, manter o equilíbrio financeiro já é essencial. Dessa forma, em um cenário de pandemia, essa necessidade se torna mais evidente, pois a sociedade passa por uma crise econômica, com elevação dos preços de produtos e serviços, e aqueles que não estão com as melhores condições financeiras não tem controle para manter seu dia a dia.

Portanto, a utilização desses aplicativos diminui o risco de problemas financeiros. E no âmbito empresarial, esse controle é ainda mais crucial, pois garante a manutenção de todo o negócio.

Sendo assim, entre as inúmeras funcionalidades, esses aplicativos permitem gerir receitas e despesas, controlar gastos e categorizar custos. Com isso, a alta gestão da empresa pode analisar as finanças de maneira mais rápida e acessível, definindo quais despesas serão cortadas ou reduzidas.

Lembre-se que a transformação digital vem trazendo benefícios às empresas, pois a tecnologia tem facilitado as rotinas financeiras tanto dos gestores quanto dos colaboradores, que não precisam mais se deslocar para realizar alguma transação financeira, bastando apenas o acesso aos bancos digitais, por exemplo. E com o uso dos apps de controle financeiro isso se torna mais evidente.

Por isso, é fundamental criar uma cultura organizacional de poupar recursos, que reflita na vida pessoal dos colaboradores. Assim, é possível vencer este momento de instabilidade com mais segurança.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NESSE PROCESSO

A simples utilização de um aplicativo pode não ser suficiente. É preciso ir além. Portanto, a educação financeira exerce um papel relevante.

Quanto maior a instrução que uma pessoa recebe sobre como administrar as finanças, melhores são os resultados. Sendo assim, no contexto empresarial, é importante que a gestão promova a educação financeira entre os colaboradores.

Por meio de palestras, cursos e campanhas, é possível conscientizar esses profissionais. Logo, uma formação sólida sobre o tema garante mais estabilidade financeira – no âmbito pessoal e empresarial – e pode resultar em um aumento significativo de produtividade.

QUAIS OS MELHORES APPS DE CONTROLE FINANCEIRO DISPONÍVEIS?

Escolher o aplicativo que melhor se adeque às suas necessidades é o mais importante. Portanto, no momento de optar, pesquise a opinião de outros consumidores, a qualidade do app e seus recursos.

Veja, a seguir, a lista com alguns dos melhores aplicativos do momento:

Mobills
Esse app de controle financeiro está liderando o número de downloads. Disponível para Android, iOS e desktop, o Mobills possui inúmeras ferramentas. É possível cadastrar receitas e despesas, além de cartões de crédito.

Assim, fica mais fácil controlar os gastos, dividindo em categorias. Dessa forma, é possível definir metas de gastos por meio de um planejamento eficaz.


Minhas Economias
Mais um aplicativo de navegação simples e intuitiva. Por meio do Minhas Economias, é possível controlar o orçamento e realizar projeções futuras.

Além disso, o app oferece relatórios, gráficos e demonstra os principais indicadores financeiros.

Guiabolso
Além de todas as funcionalidades listadas, o Guiabolso oferece uma ferramenta muito útil: conexão direta com o seu banco. Dessa forma, controlar as finanças se torna uma tarefa mais simples.

Monefy
Um aplicativo gratuito disponível na versão Android e IOS, que permite ao usuário gerenciar suas finanças pessoais e despesas mensais de forma simples e intuitiva. Dentro do aplicativo você consegue também separar suas despesas mensais ou diárias em categorias, e podem ser mostradas através de gráficos e planilhas.

My Ahgora
O My Ahgora é bem mais que um aplicativo. É a plataforma profissional completa para os colaboradores. Uma vez que facilita a gestão de ponto com a digitalização das rotinas de RH, controle das jornadas dos colaboradores, solicitação de férias e demonstrativos financeiros. E em especial, possui um módulo Ahfin, onde fornece a possibilidade de acesso à conteúdos de educação financeira, cotações e acesso à crédito consignado, com demonstração dos juros e projeções de parcelas.

Planilhas
O uso de planilhas do Google e Excel também são uma importante ferramenta na hora de controlar seus gastos. Elas têm alguns benefícios porque você pode reunir tudo o que você quiser em um só documento, além de colocar descrições, e não apenas fazer um controle das suas finanças mensais ou diárias com um limite de usabilidade. E você ainda pode combinar o uso das planilhas com o dos apps citados acima, tornando tudo mais eficiente e dando uma visão geral de todo seu planejamento mensal, o que melhora sua vida financeira.

Aqui na Ahfin nós criamos uma Planilha de Controle de Gastos que pode lhe auxiliar nesse processo. Baixe ela agora e descubra como ter um planejamento adequado e mais saúde financeira no seu dia a dia.